Líderes

O que é Team Building e como o IAPP auxilia nesse método?

setembro 30, 2019
Tempo de leitura 3 min

Organizações são formadas por pessoas; sem elas, um negócio não consegue crescer e se destacar. Cada vez mais gestores têm priorizado a importância de desenvolver times para conseguir atingir resultados verdadeiramente superiores. Neste contexto, você sabe o que é Team Building? Esse conceito, que fala sobre a “construção de times”, pode realmente causar um grande impacto na instituição. Para tanto, cabe aos gestores e executivos criarem oportunidades para que o time construa sua unidade e busque por si mesmos alternativas de alto desempenho.

Neste artigo, você vai conhecer melhor o termo, sua importância e entender como métodos inovadores como o IAPP podem ajudá-lo a ser mais assertivo na formação de times mais sólidos e produtivos. Continue a leitura para saber mais! 

O que é Team Building?

Para saber o que é Team Building, primeiramente é preciso entender que um time de alta performance não é apenas um coletivo de pessoas, mas sim um conjunto de profissionais engajados, que trabalham de forma alinhada, possuem competências e atributos complementares e caminham em direção a um objetivo em comum.

Por esses motivos, o Team Building é essencial para que a gestão de RH seja realmente estratégica e cause alto impacto no negócio. A ideia por trás desse conceito é investir em um processo e em recursos voltados ao desenvolvimento de profissionais e à formação de relações e elos significativos, para que o time conquiste resultados além do esperado.

Dessa maneira, o Team Building é uma abordagem que agrega elementos e técnicas para ajudar instituições a construir times eficazes e que demonstrem uma performance exponencial, contribuindo para o sucesso organizacional. 

Como o IAPP contribui para esse processo? 

O Team Building não é um processo que apresenta regras ou um passo a passo. Uma vez que ele diz respeito à formação de times, cabe à organização apostar em ações e métodos que vão trabalhar a motivação, o entrosamento e o desenvolvimento dos profissionais em um comprometimento mútuo por indicadores extraordinários de realização de propósitos comuns.

O IAPP (Instrumentos de Assessment de Prontidão e Potencial) é uma metodologia extremamente assertiva e confiável que pode ser muito útil para a implementação do Team Building, uma vez que ele apresenta benefícios como: 

  • identificação de habilidades profissionais: com base em um conjunto de técnicas e instrumentos, o IAPP avalia e examina o grau de prontidão e potencial atual e futuro de cada membro do time, analisando o nível de engajamento de cada um, seus diferentes atributos e riscos de deixar a organização; 

  • previsão de capacidade de liderança: o IAPP mede as perspectivas que cada profissional tem para assumir novos desafios e posições mais complexas e superiores; 

  • elaboração de Planos de Desenvolvimento Individual: assim que as análises são feitas, cada profissional recebe um plano customizado para seu desenvolvimento, o que é crucial para a formação e o aprimoramento de times; 

  • utilização do máximo potencial dos profissionais: um dos focos do IAPP é analisar o momento, o potencial, as limitações, as forças e as oportunidades de cada membro, guiando pessoas a conseguirem dar o melhor de si e saberem como aperfeiçoar seus pontos fracos, ampliando sua percepção de limites. 

Agora que você sabe o que é Team Building, entende como é importante garantir uma avaliação cuidadosa e programas de desenvolvimento para unir os talentos certos e criar times com foco, entrosamento e garantias de sucesso e destaque!

O IAPP é um recurso muito útil para a incorporação do Team Building na sua organização. Veja como se diferenciar e revolucionar o RH com um conhecimento aprofundado desse método faz toda a diferença na consultoria de gestão de talentos

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up