Desenvolvimento profissional

Livros sobre liderança: 7 títulos que você precisa ler

novembro 22, 2018
Tempo de leitura 3 min

Os livros sobre liderança podem ser grandes aliados na obtenção de autoconhecimento, bem como no desenvolvimento de habilidades fundamentais para que os líderes sejam bem-sucedidos e os times consigam obter excelentes resultados.

Existem diversas publicações no mercado, mas algumas leituras estão dentre as consieradas essenciais, no atual contexto, para a formação de um líder. Pensando nisso, preparamos uma lista com 7 títulos que você precisa conhecer.

1. A essência do líder — Warren Bennis

Qual é a essência dos grandes líderes? Essa pergunta é o fio condutor da obra de Warren Bennis. Para descobrir a resposta ele entrevistou líderes em diversas áreas e registrou diferentes percepções sobre o que faz um líder ter êxito. O resultado da pesquisa transformou-se em um livro que se tornou uma referência para profissionais em todo o mundo.

2. Execution — Larry Bossidy e Ram Charan

Nesse livro, Larry Bossidy e Ram Charan ensinam como superar a lacuna que separa as pretensões dos resultados. O relato destes notáveis autores mostra como é possível realizar grandes feitos por meio de uma liderança eficiente, metas claras, acompanhamento consistente e recompensas coerentes para o time.

3. Manual de inteligência emocional — Reuven Bar-on e James D. A. Parker

A inteligência emocional é um fator decisivo para a liderança. Nessa obra, com prefácio de Daniel Goleman, os autores oferecem uma base teórica e empírica sobre o assunto, apresentando os principais conceitos da área e mostrando a aplicação em diversos campos, incluindo a prática organizacional.

4. O poder da liderança emocional — Richard Boyatzis e Annie Mckee

Escrito por reconhecidos especialistas na área, o livro explica como a inteligência emocional do líder reflete no comportamento do time e, consequentemente, nos resultados da organização.

No livro, é mostrado por que líderes que utilizam competências como a empatia e flexibilidade, adequando o estilo de liderança à situação, obtêm melhores resultados em suas funções.

5. As 21 irrefutáveis leis da liderança — John C. Maxwell

Com “As 21 irrefutáveis leis da liderança”, John C. Maxwell se tornou uma das maiores autoridades na área de liderança. No trabalho, o autor mostra que o conhecimento teórico não é o suficiente para formar um bom líder e apresenta regras que, segundo ele, são essenciais para ter êxito em uma posição de liderança.

6. Competências gerenciais — Robert E. Quinn, Michael Thompson, Sue R. Faerman e Michael McGrath

Esse registro é essencial para a compreensão da importância das habilidades de gestão para um líder. O livro esclarece como a capacidade da adoção de múltiplos estilos do líder de realizar várias funções e utilizar competências diversas contribuem para o bom desempenho do time.

7. Liderança de alto nível — Ken Blanchard

Em “Liderança de alto nível”, Ken Blanchard compartilha o conhecimento adquirido em 30 anos de experiência na área. Em suas reflexões, o especialista explica como estabelecer objetivos, ter uma visão clara sobre as possibilidades e direcionar ações para a conquista de resultados.

Os títulos apresentados neste artigo são leituras fundamentais para quem quer obter autoconhecimento e desenvolver habilidades de liderança. São trabalhos que proporcionam uma base para a construção de uma liderança genuína, capaz de inspirar o time, se adaptar às mudanças e conquistar bons resultados mesmo em situações adversas.

Este conteúdo foi útil para você? Tem outras sugestões de livros sobre liderança? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up