Desenvolvimento profissional

Conheça 3 tendências em processos de desenvolvimento humano!

outubro 7, 2019
Tempo de leitura 4 min

De acordo com um estudo do The Boston Consulting Group, publicado na revista Exame, as organizações que têm RH eficiente conseguem obter resultados financeiros duas vezes maior se comparadas a negócios que não investem no setor. De fato, a área responsável pela gestão de pessoas passou a ter impacto cada vez maior na estratégia organizacional, abrindo espaço para que novas tendências em processos de desenvolvimento humano surgissem. 

Neste artigo, você conhecerá algumas das principais novidades do mercado para o RH e por que é importante atentar a elas. Quer saber mais? Continue a leitura!

1. Automação de RH

As máquinas já têm espaço em setores de produção, mas agora também têm ganhado lugar em segmentos estratégicos que ainda são comandados em sua maioria por pessoas. A automação de RH veio para escalar uma série de atividades e tornar mais precisa a tomada de decisão.

Ela facilita, por exemplo, a gestão do ponto, reúne dados sobre cada um dos colaboradores, padroniza as avaliações de desempenho, sem contar que otimiza o recrutamento e a seleção. Mais recentemente, a automartização da gestão, monitoramento e ações na gestão do processo sucessório.

Os ganhos disso vão desde a visão holística e a centralização de processos até a maior disponibilidade informacional. 

2. Utilização de bases de dados no setor

O desenvolvimento humano eficaz também precisa de dados consistentes para prover decisões mais acertadas. Uma das tendências do setor é justamente a utilização do Big Data. Podemos defini-lo como um processo de seleção, coleta, armazenagem, mas também de análise de dados. 

No caso do RH, a função dele está atrelada especialmente à identificação de tendências e padrões de comportamento dos colaboradores, bem como de suas habilidades, agilidades, competências e disposições. Essas informações ajudarão no recrutamento, seleção e alocação em novas posições, mas também no desenvolvimento de colaboradores para que eles aperfeiçoem suas capacidades e possam entregar a sua melhor performance. 

Aliás, são esses dados também que vão promover a integração de informações, ajudando na identificação de indicadores — sem contar a capacidade de auxiliar na delegação de oportunidades e na identificação de potenciais dos talentos. 

3. Aplicação do método IAPP

O IAPP é uma metodologia que reúne instrumentos e técnicas a fim de analisar, avaliar e indicar o grau de prontidão que um profissional tem na atual posição que ocupa e o potencial de ocupar posições de maior complexidade em um futuro mercado incerto. 

Para a aplicação eficiente, são analisados aspectos como o raciocínio lógico, softskills & socialskills e visão estratégica. A ideia é identificar aqueles profissionais que se destacariam em mercados incertos, desenvolvendo bem suas potencialidades. Além disso, existem outros benefícios, como: 

  • análise mais precisa sobre o grau de engajamento de um time e risco de saída da organização; 

  • elaboração de planos de desenvolvimento individuais mais personalizados, que vão ajudar, de fato, os colaboradores a extraírem o seu melhor; 

  • redução do tempo na identificação, desenvolvimento e aceleração da prontidão de talentos;

  • maior facilidade, agilidade e precisão ao gerar relatórios sobre os times;

  • identificação de gaps de desenvolvimento que servirão de base para o plano de ação;

  • informações aos gestores sobre momento, potencial, limitações e oportunidades para cada pessoa do time;

  • análises da derivada de incorporação de complexidade na organização e do profissional;

  • ponderação da relevância dos atributos, inteligências, agilidades e competências com base na modelagem matemática Fibonacci.

Enfim, o mercado tem se reinventado e colocado à disposição não só ferramentas, mas também metodologias que são tendência em desenvolvimento humano. Além de ajudarem a tornar o RH mais estratégico, elas serão fundamentais para a obtenção de resultados mais satisfatórios para a organização, o que inclui desde aspectos financeiros até produtivos. 

Falando em metodologias, você ficou interessado em saber mais sobre o IAPP? Entre em contato conosco e conheça melhor essa solução que vai revolucionar sua forma de lidar com os colaboradores!

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up