Desenvolvimento profissional

Como melhorar a estratégia organizacional e alavancar os resultados?

março 23, 2020
Tempo de leitura 4 min

Um bom planejamento ajuda no esclarecimento e na realização de processos das mais diversas naturezas: desde a rotina pessoal até a carreira. Então, fica claro que, dentro de uma organização, a importância do planejamento não poderia ser diferente. Apenas com uma boa estratégia organizacional a corporação consegue ter um crescimento real com uma base robusta e segura.

Quer entender melhor o assunto? Continue a leitura e saiba o que caracteriza uma estratégia organizacional, sua importância e quais aplicar no seu negócio!

O que é estratégia organizacional?

Uma estratégia organizacional é o planejamento e a execução de ações em prol do alcance de objetivos. Para o crescimento de qualquer corporação, é preciso estabelecer uma estratégia muito clara, que guie e viabilize um desenvolvimento escalável e sustentável.

Apoiados nessa estratégia, os profissionais conseguem realizar as ações que devem ser realmente priorizadas, gerindo melhor o tempo e as atividades. 

Por que é tão importante?

Sem estabelecer uma boa estratégia, que leve em consideração os recursos e as limitações da organização, os trabalhos podem ser desperdiçados, e o negócio ficar um pouco “sem rumo”, ou seja, sem uma direção clara e precisa.

Além disso, vivemos em uma realidade VUCA, na qual as mudanças ocorrem em ritmo acelerado. Sem uma estratégia clara, a organização não consegue absorver essas mudanças e pode acabar se perdendo entre tantas tendências.

Vale lembrar que esse planejamento deve ter um certo grau de maleabilidade e incluir técnicas inovadoras e disruptivas, que valorizem o capital humano.

Quais são as estratégias que você pode aplicar no seu negócio?

A escolha do planejamento ideal depende do ramo e porte do negócio, além do objetivo que a organização deseja alcançar. Porém, alguns conceitos gerais podem ser aproveitados e adaptados para a sua realidade. Apresentamos aqui os principais.

Encontre seu diferencial

Qualquer empreendedor encontra um enorme oceano de concorrentes, cada um com a sua aplicabilidade. Se você quer que a sua organização tenha destaque, encontre o diferencial: o que faz com que a sua ideia chame a atenção do público a ponto de ele decidir consumir a sua marca?

O diferencial, mais do que uma ferramenta de marketing, deve ser trabalhado para fidelizar os consumidores e fixar a sua marca.

Conheça seu público

Conhecer bem o público-alvo é a chave do sucesso de qualquer organização. Afinal, como você vai resolver um problema se você não sabe ao certo qual é esse problema?

Essa familiarização passa pela compreensão dos hábitos dos clientes, das demandas, das preferências e das dificuldades. Apenas tendo uma visão muito clara da “dor” que essa pessoa enfrenta é possível criar uma solução eficiente e inovadora.

Priorize a satisfação do cliente

A facilidade de acesso às informações e a riqueza de opções no mercado deu ao cliente o poder de escolher quando e de quem ele vai comprar. Mais do que isso, hoje ele pode encontrar em uma pesquisa rápida quem oferece o melhor atendimento, onde conseguir preços mais em conta e quanto tempo cada marca leva para fazer uma entrega.

Sabendo dessa realidade, fica fácil concluir que a satisfação do cliente deve ser prioridade, seja para o varejo, seja para o setor de serviços de qualquer natureza.

Trabalhe a gestão de pessoas

Sem um time engajado e produtivo, por melhor que sejam os processos internos, o negócio não alcançará o crescimento esperado. Por isso, é importante valorizar ao máximo seus funcionários, ao mesmo tempo que entender e desenvolver as suas habilidades.

Realize avaliações cuidadosas de desempenho e mostre disponibilidade em colaborar com o amadurecimento de cada colaborador. Durante essas avaliações, identifique o nível de domínio dos atributos necessários para a execução das tarefas, além da Prontidão e do Potencial, habilidades importantes para uma maior dedicação ao trabalho e para a ascensão na hierarquia da organização. Para analisar esses atributos, o método IAPP é o mais indicado.

Ficou mais claro como funciona uma estratégia organizacional e que de maneira ela ajuda o seu negócio efetivamente? Faça uma análise cuidadosa da sua organização e procure qual estratégia mais se encaixa às suas necessidades e seus objetivos.

Você já aplica algum desses planejamentos no seu negócio? Deixe um comentário e compartilhe a sua experiência!

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up