Desenvolvimento profissional

Como construir uma identidade profissional? Veja o que é preciso fazer

janeiro 24, 2020
Tempo de leitura 4 min

Quem é você? Que tipo de profissional é? Qual a sua marca? Como deseja ser reconhecido? O que corrobora na identidade profissional de líder? Quando se trata da personalidade no ambiente de trabalho, muitos questionamentos podem ser feitos a respeito de sua individualidade, assim como ocorre no âmbito pessoal. A identidade profissional é responsável por apresentar sua personalidade e definir sua imagem enquanto pessoa inserida no mercado. 

Assim como ao longo da vida vamos adquirindo características que nos formam como pessoa, isso também é possível quando se trata da profissão. Mas o que é preciso fazer para conquistar o reconhecimento da imagem de líder, gestor e executivo se destacar no trabalho? Esse é um questionamento comum e a seguir mostraremos como tornar isso possível!

locus de controle e sua importância 

Quando falamos sobre identidade profissional, é importante destacar o envolvimento psicossocial. Ou seja, ela trabalha com mecanismos internos, além de ser uma construção social, o que inclui valores, cultura, entre outras questões ligadas ao assunto, trazendo consigo expectativas conforme o papel, a função e a responsabilidade do profissional.

Pensando justamente nos fatores ligados ao ambiente, é interessante destacar a importância do locus de controle e seu papel em relação à identidade profissional. O termo foi introduzido pelo psicólogo norte-americano Julian Rotter, em um dos seus artigos que falava sobre a percepção dos indivíduos acerca dos seus sucessos, bem como fracassos, e como isso os afetava. 

A palavra locus tem origem do latim e significa “lugar”. De acordo com o psicólogo, existem pessoas com locus de controle tanto interno quanto externo. No caso do interno, a pessoa acredita estar no controle de sua vida. Assim, costuma agir por conta própria quando confrontada por problemas, sendo que ela vê o resultado como uma consequência dos esforços e competências empregados. 

Já no externo, a pessoa acredita que seu campo de influência é pequeno, não se vê como protagonista e os personagens de fora, no caso profissional, desde chefe até colegas, são responsáveis pelo que acontece.

De maneira geral, o locus interno é essencial quando se trata de formação da identidade profissional, pois ele atua na procura de condições que possibilitem à pessoa alcançar aquilo que almeja, tornando-a protagonista da carreira. 

Os passos necessários para construir a identidade profissional

Diante do locus de controle, é preciso aprender como construir sua identidade profissional. Confira a seguir algumas dicas do que fazer e como se tornar protagonista da sua carreira!

Mostre seus diferenciais 

Como dissemos, no locus interno a pessoa assume o controle da situação e se coloca como protagonista da própria carreira. E falando em protagonismo, ele é demonstrando quando o profissional transparece seus diferenciais diante de outros. Proatividade, criatividade e prontidão para lidar com desafios não só atuais, como futuros, ajudam a se posicionar com destaque na sua carreira

Cumpra suas funções com qualidade 

Ser proativo e fazer suas tarefas com qualidade é o grande segredo para criar uma identidade profissional consistente. É interessante estar sempre atento às atividades diárias, mas também ir caminhando para a obtenção de habilidades que poderão ser úteis em um contexto incerto no futuro, por exemplo. Afinal, como o bordão repetido pelo pesquisador Marcos Ferreira, vivemos em um mundo onde constantes transformações acontecem a todo o momento, “onde tudo muda o tempo todo e isso não muda mais.”

Invista em capacitação 

Para se preparar, desenvolver potenciais e estar pronto para desafios que surgirão, é necessário estar atualizado. A melhor maneira de concretizar isso é por meio da capacitação. Existem cursos que auxiliam nesse processo de construção de uma identidade profissional, trabalhando de maneira consistente na construção de uma personalidade forte.

Falando em possibilidades, podemos incluir aqui cursos de comunicação e persuasão e até mesmo de liderança. São módulos que incentivam essa preparação para o mercado e trabalham reforçando as capacidades individuais, contribuindo assim para a sua formação enquanto indivíduo profissional.

Como visto, o locus de controle reforça e imprime a marca da identidade profissional. Vale lembrar que essa identificação é uma percepção a partir do que comunicamos, que, por conseguinte, ajuda a informar sobre os nossos estilos de liderança. Portanto, é importante estar atento à mensagem que você está comunicando sobre sua marca pessoal. Capacitar-se deixou de ser uma ação isolada, datada, passando a ser uma ação recorrente e constante em um contexto VUCA em tempos de Organizações 4.0.

Quer ler mais conteúdos exclusivos como este? Assine a nossa newsletter e receba artigos diretamente em seu e-mail!

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up