Desenvolvimento profissional

Como conquistar clientes sendo um consultor de recursos humanos

março 26, 2019
Tempo de leitura 4 min

O trabalho de um consultor envolve a responsabilidade de auxiliar o seu cliente de maneira técnica no processo de tomada de decisão ou ação estratégica dentro de sua especialidade. O profissional do setor de Recursos Humanos, por exemplo, é um dos mais requisitados do mercado, justamente por atuar diretamente com o ativo mais importante de uma organização: as pessoas.

Se você está nesse mercado, sabe o quão importante é entender como conquistar clientes. Ter uma boa rede de contatos (networking) é uma tarefa que exige tempo, dedicação e amplo conhecimento da área. Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Como funcionam as metodologias tradicionais de RH?

Tradicionalmente, o RH estuda as necessidades de uma organização em determinada época, a fim de obter dados essenciais para selecionar profissionais, internos e externos, alinhados com suas demandas e necessidades. Contudo, a falha está justamente em seguir padrões ultrapassados que visam apenas as competências atuais e deixam de lado os atributos futuros que um profissional deveria dominar. 

Esses métodos ortodoxos não funcionarão, por exemplo, para as organizações 4.0. Além de modificados, alguns estão sendo até eliminados ante a um contexto que está constantemente inovando e rompendo barreiras. 

De que maneira o consultor RH pode se preparar? 

A primeira coisa que o consultor precisa fazer é se inteirar sobre o que vem acontecendo no mundo corporativo. A atualização deve ser constante, pois, as organizações estão vivenciando novos desafios praticamente todos os dias.

E onde procurar tal conhecimento? Hoje, existem muitos materiais de qualidade disponíveis sobre novas metodologias de atuação do RH. Como a ideia é torná-lo mais estratégico, é importante que o consultor busque, por exemplo, por pesquisas fundamentadas, que podem estar em dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos acadêmicos, mas também teorias que fogem do senso comum e ordinário. Ou seja, verificar as novidades que estão sendo divulgadas nos meios de comunicação.

O que diferenciará o profissional com destaque no mercado?

Um dos diferenciais de um consultor de sucesso é o trabalho empregado em estratégias de relacionamento, a fim de ter uma imagem de conhecimento notório e conhecimento de mercado. Diante da competitividade atual é preciso encontrar quais são suas características que o destacam em meio ao seu grupo de atuação. 

O consultor deve mostrar que agrega valor ao cliente. Portanto, precisa ganhar o respeito e confiança da organização que o contrata, reservando o maior número de benefícios, como serviços personalizados, agilidade, vasto conhecimento sobre o assunto, entre outros.

Nesse caso, a divulgação de ‘casos’ de sucesso, inovações que assegurem um posicionamento estratégico do RH pode ser bastante útil para atrair potenciais clientes. Por exemplo, você pode pegar depoimentos de executivos satisfeitos, ressaltar a especialização constante e a atualização quanto às demandas do mercado. Aliás, sobre esse último tópico é necessário que a consultoria adote uma linha de ação que projete a organização que o contrata para um valor considerado crítico por ela. 

Por exemplo, muitas empresas buscam consultores para que eles auxiliem no processo de sucessão e identificação de potenciais talentos. Logo, ele precisa estar atualizado em metodologias que simplifiquem o processo e os tornem mais precisos. É o caso da análise de prontidão, que verifica o quanto o profissional é capaz de manter um alto desempenho na função diante de futuros desafios. Tão importante quanto do potencial dos profissionais, que significa segurança e confiança de que o profissional é capaz de se adaptar e enfrentar desafios futuros mantendo o alto desempenho em uma ou duas posições seguintes em um curto espaço de tempo. 

Já existem no mercado certificações que preparam o consultor para fazer tal análise, tornando o seu trabalho ainda mais valioso. Isso o ajudará a adquirir um status quo positivo no mercado. Ler os sinais e antecipar-se na identificação e recomendação quanto as competências necessárias em um futuro desconhecido e em transformação configura o domínio da visão estratégica da consultoria em RH.

Saber como conquistar clientes e encantá-los é um dos principais desafios dos consultores de RH. Para isso, é preciso se qualificar adequadamente e adotar algumas estratégias de posicionamento para se destacar e tornar-se reconhecido. 

Entenda melhor sobre a disrupção das organizações 4.0 e o impacto do RH para melhorar o trabalho como consultor.

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