Talentos

Assessment ou avaliação de desempenho: descubra as diferenças aqui!

junho 3, 2019
Tempo de leitura 5 min

Analisar a performance de um profissional está entre os trabalhos mais importantes da gestão de pessoas. No entanto, nem sempre, a mesma diretriz será seguida, haja vista a perspectiva, se desempenho passado, realizado, logo tangível, ou perspectiva do desempenho futuro. Diante do desafio que é a compreensão da agregação no resultado corporativo, existe a opção de aplicar a avaliação de desempenho ou o assessment.

Neste artigo, você descobrirá a diferença entre os dois processos avaliativos, o impacto que eles têm para a organização e suas perspectivas diante do mercado contemporâneo, disruptivo e descontínuo. Confira!

Quais os conceitos de assessment e avaliação de desempenho?

O assessment é considerado uma espécie de entrevista que tem por objetivo contribuir na compreensão e apontar tendências de comportamento e desempenho potencial, através de simulações de situações do cotidiano, de crescente desafio, portanto tensão e complexidade. Desse modo, o assessment é aplicado a profissionais em quaisquer categoria, colaborador, candidato, fornecedor etc.

O diferencial dessa abordagem é a sua orientação que está além do currículo, aspectos apenas técnicos ou resultados passados. Ela vai mais a fundo e busca analisar também aqueles aspectos mais sutis da resposta do profissional em distintas situações.

Comportamento, estratégias de responsta aos desafios, perseverança diante de frustrações, personalidade, capacidades, tudo isso é observado e captado no assessment. Geralmente, o processo envolve uma série de proposições e provocações que são interconectadas e promovem uma visão mais ampla do profissional, não levando apenas em consideração a performance atual, mas também metas e expectativas mútuas futuras.

Por sua vez, a avaliação de desempenho faz uma apreciação da performance de cada profissional de acordo com as suas atividades atuais ou as do período em avaliação, focando, para isso, nas metas e resultados definidos previamente ao período de avaliação e aqueles realizados até o momento, bem como os efeitos do desempenho no resultado da organização.

Nesse caso, há o estabelecimento de um comparativo entre a performance esperada e o que é apresentado pelo indivíduo. Ela é focada basicamente no passado e presente do colaborador, enquanto o assessment, apesar de analisar as razões do resultado no contexto e circunst6ancias, estuda e projeta o potencial em funções e contextos futuros. Consequentemente, a organização tem o poder de fazer um gerenciamento melhor do seu capital humano, antecipando melhores resultados do profissional em um futuro em transformação e mudança, independente do contexto que sujeito ao conceito VICA e Evolução 4.0 torna-se improvável de definir.

Como aplicar cada um desses processos?

Existem situações distintas nas quais o assessment e a avaliação de desempenho podem ser utilizados. A seguir, conheceremos mais a fundo algumas delas.

Desenvolvimento de carreira

A avaliação de desempenho é muito importante no desenvolvimento de carreira recente. Ou seja, no processo de aperfeiçoamento de habilidades para a melhora de determinada função. Isso porque ela foca justamente em questões mais práticas do dia a dia, como nível de aprendizado e necessidade de treinamento e foco no curtíssimo prazo, onde ainda é possível alguma previsão.

Planejamento de sucessões

Um negócio sempre precisa estar a frente do seu tempo. Portanto, é preciso considerar que em algum momento, cada vez menos planejado, um líder poderá ser substituído, seja devido a uma mudança na estrutura da organização, do contexto, ou decisão pessoal como mudança de objetivos, aposentadoria ou qualquer outra razão que cada vez se torna mais recorrente. O assessment é um processo importante nesse sentido, justamente por considerar uma avaliação de potencial que ajudará a reconhecer um profissional que seja capaz de mobilizar seus recursos pessoais e articular recursos em circunstâncias deconhecidas e incontroláveis na posição atual ou futuras, à luz da complexidade que é capaz de lidar.

Melhora nos processos internos

Toda organização tem suas dificuldades, seus gaps e sua ausência de controle completo. Tanto a avaliação de desempenho quanto o assessment ajudam a encontrar os pontos que possam alavancar tais problemas. Mais especificamente o assessment contribui para a projeção das necessidades do mercado, identificando as necessidades não só de treinamento e desenvolvimento de colaboradores, mas a adoção de ‘assignments‘, que é uma das principais diferenças para a gestão por competência, que tem se tornado obsoleto e insuficiente a cada dia.

Além disso, o assessment inclui simulações mais realistas que medem as principais habilidades não só associadas aos colaboradores, como também a liderança e gerenciamento de profissionais, antecipando os desafios de crescente tensão e complexidade, notório das organizações contemporâneas.

De fato, a avaliação de desempenho auxilia no processo de conhecimento do profissional em questão, sendo um importante instrumento para conhecer e medir o desempenho atual à luz da entrega realizada. Ela ajuda a descobrir pontos de defasagem e estimula a criação de planos para promover melhorias. No entanto, seu foco está nas entregas passadas, ou seja, no que o profissional já fez.

Por sua vez, o assessment tem o cunho de avaliação mais voltado para o potencial, ou seja, analisa não só as entregas passadas, mas especialmente as perspectivas futuras. Isso tudo é muito importante no contexto mercadológico moderno, pois ajuda a visualizar o que a equipe poderá fazer por meio de simulações de cenário mais complexos e menos controláveis.

Seja o assessment ou avaliação de desempenho, uma organização deve se preocupar em analisar todas as entregas presentes e futuras que um colaborador pode oferecer. Isso impactará os resultados do negócio.

Para continuar lendo conteúdos sobre o assunto, nos siga nas redes sociais e acompanhe as novidades. Estamos no Facebook e LinkedIn!

Powered by Rock Convert

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up